terça-feira, 13 de outubro de 2015

O que foi não volta a ser mesmo que muito se queira

Apesar de ter assumido o meu lado mais feminino há algo que evito. A mania das dietas.
Sim, podia perder uns quilinhos, evitar uns petiscos menos saudáveis. Até aí tudo bem. Às vezes tento... juro que tento, ser subretudo mais saudável.
Mas não consigo conceber a ideia de uma dieta rígida daquelas em que se come o menos possível, se bebe litros de chás depurantes e se faz exercício desalmadamente. Isso não é saudável.

E sobre isto não tenho medo de dizer, que aos meus 22 anos pesava 42kg (meço 1,66m).
Sim, estava muito magra, muito abaixo do meu peso. As calças de ganga eram o número 32/34. A roupa por mais S ou XS que fosse ficava-me sempre demasiado larga. Nessa altura não havia muito que pudesse vestir que me fizesse sentir feminina.
E só quando saí da faculdade cumpri um objectivo que tinha desde os 16 anos: ultrapassar (para cima) a barreira dos 50kg.
Sintia na altura que os 50Kg era m a prova de que conseguia ter um peso aceitável e saudável. Apesar de tudo nunca fiz dietas, nunca quiz emagrecer, nunca me olhei ao espelho e achei gorda.
Na verdade nunca me achei magra também. Sempre conheci o meu corpo assim. Quando me olhava ao espelho visualizava cada costela, cada osso. Para mim era normal. Desde os 6 anos que deixara de comer como as "pessoas normais".

Lembro-me de sempre ouvir comentários "não comes nada de jeito". "Só vais comer isso?".
E sim, comia muito pouco. Raramente tomava o pequeno almoço, quase nunca lanchava... Sobrando o almoço e o jantar, lembro-me que muitas vezes jantava apenas uma sopa, e o almoço deixava sempre qualquer coisa no prato. Hábitos, manias... E a rotina de só comer aquela quantidade de comida.

Foi quando comecei a trabalhar que ganhei o hábito de "parar para comer qualquer coisa". Embora fome fosse algo que eu nem tivesse, a pausa sabia-me bem e como não fumo, tinha que trincar qualquer coisa. E assim nasce o hábito. Assim se recomeça a comer "como as pessoas normais".

30 anos, 1,66m, 57kg
Este peso mantenho-o à 2 anos. Com mais ou menos oscilações. Sempre que há uma gripezinha, perco uns 2 ou 3 kgs, o corpo assim me habituou. Mas depressa os recupero...
E é tão bom olhar para um par de calças e sentir a anca mais desenvolvida, vestir umas calças e ver que tenho carne nas pernas... :)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário