quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Não somos iguais

Sempre tive uma "costela" vegetariana, que me inclinou durante algum tempo a ponderar se deixaria um dia de consumir carne ou não.
A verdade é que nunca o fiz. Não sou uma pessoa de fruta e vegetais (shame on me) e não dispenso um bom naco de carne de vaca mal passado, ou um panadinho de peru.
Depois entramos na questão dos queijos... come-se queijo? Não se come queijo? e a exploração das galinhas? Podemos comer ovos? É eticamente aceitável?

Enfim... dilemas que se me sumiram quando vi um ou dois documentários sobre a industria alimentar, em que percebi que a soja e seus derivados é um negócio de milhões, totalmente poluente, injusto para os produtores e pequenos comerciantes. Tudo sobre a vinheta "não comam carne, os animais são igual a nós".

Não são. Desculpem, mas não são.

Desde os primórdios que somos carnívoros, que caçamos, que aprendemos a utilizar o fogo para cozinhar as carnes. Se não fosse pelo consumo de carne, e andaríamos todos a comer erva como as vaquinhas.

Não, eu não sou contra quem opta por não comer carne. O meu contributo no respeito ao animais faz-se em tratar bem os animais, alimentar aqueles que tenho a meu cargo (direta ou indiretamente). 

Não tenho um animal de estimação por escolha própria. Gosto de cães, gosto de gatos, gosto de pássaros, e até de peixes. Não daria uma boa "dona" porque não tenho quintal, terraço ou terreno para os bichos de quatro patas se esticarem. Passo 12 horas fora de casa (no mínimo) e mais 8 a dormir... O que me restam apenas 4 horas para comer, tomar banho, ver um pouco de TV e quem sabe ler... Gosto demasiado de animais para ter um só para dizer que sim. Não suportaria a ideia de deixar um pobre animal trancado num pequeno T2 o dia inteiro só para mostrar que gosto de animais.

Depois chegam os extremistas, que gritam a plenos pulmões que os animais têm os mesmos direitos que nós... Não têm não senhor. Se têm direito à vida? Sim. Se têm direito a serem bem tratados, cuidados? Sim. Se acho que alguém que mal trata um animal de estimação deveria ser punido? Sim. Se acho que se tratasse de igual maneira um ser humano a punição deveria ser a mesma? Não acho. Há um diferença enorme entre um animal e um ser humano. Há também uma diferença enorme entre matar um cão ou matar uma mosca... Ou não há? Somos todos iguais? 
Ou quando falamos do direito dos animais apenas nos cingimos aos seres de quatro patas? Porque nesse caso uma mosca não tem o mesmo direito de um cão? Quem somos nós para atribuir diferentes direitos a diferentes animais?

Para mim, o respeito à vida, à integridade física são coisas demasiado complexas para ir para as ruas segurar em cartazes e dizer que somos todos iguais. Não somos.

Se sou a favor do uso de peles? Não sou. 
Se gosto de usar uns sapatos em pele. Gosto. 
Se mataria um animal para ter uns sapatos de pele? Não.
Se mataria um animal porque este me daria o único par de sapatos que alguma vez poderia ter? Muito provavelmente sim!



E sim, eu gosto muito de animais. Inclusivamente não gosto de comer coelho porque os comparo a um cão ou gato. Mas não censuro nem condeno quem os come. Afinal será muito pior abandonar um cão na rua, ou no meio do mato, do que comer coelho ao jantar.
 

1 comentário:

  1. De facto concordo contigo... e como profissional de saúde não consigo concordar com isso. Tudo é preciso, é preciso é dosear. E eu que adoro comida vegetariana e como pouca carne mas não deixo por completo porque simplesmente não é o melhor para mim.

    ResponderEliminar